Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

DEUS E AS VÁRIAS TENDÊNCIAS RELIGIOSAS NO MUNDO II PARTE

Imagens De Cristo - Recados Para Hi5




Hinduísmo – É uma religião politeísta muito antiga na Índia, embora considere que os vários deuses são manifestações de um mesmo espírito, “Brama”. Esta religião tem como pensamento religioso de que a paz e a felicidade espiritual só podem ser alcançada através de uma disciplina física mental, o “Ioga”. Ainda hoje, o Hinduísmo rege-se por um sistema de castas, umas superiores às outras, conforme o seu nascimento. A pessoa que pratica o bem, ao renascer sobe para uma casta superior e se pratica o mal é ao contrário. Aqui, se estiver na casta mais baixa e praticou o mal, renasce como animal ou planta.
Sikhísmo – É uma religião monoteísta que tem a sua incidência na região actualmente dividida entre o Paquistão e a Índia. Para os Sikhs, Deus é único, eterno e sem forma. Foi o criador do Mundo e dos seres humanos e deve ser adorado pelo homem. Acreditam no renascimento e no “Karma” que tem duas vertentes: - O Positivo que gera frutos positivos e permite alcançar uma vida melhor. O Negativo gera frutos negativos que levam á infelicidade. Os seres humanos que morrer com o “Karma” positivo nascem cada vez mais puros, enquanto os de “Karma” negativo renascem cada vez mais impuros e podem mesmo virem a nascer como animal ou planta.
Esta religião baseia-se apenas em três pilares: - 1º - Manter Deus presente em todos os momentos; 2º - Alcançar o sustento através de trabalho honesto; 3º - Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam. Assim, podemos considerar que o Sikhísmo, além de uma religião é essencialmente uma filosofia de vida.
Xintoísmo – É a religião tradicional do Japão, hoje em dia absorvida em parte pelo Budismo. Esta religião, caracteriza-se pelo culto à Natureza e aos Ancestrais. É politeísta, mas tem como principal deus, a deusa do Sol,”Ise”.Ainda hoje, no Japão, populares praticam as duas religiões em conjunto. O Xintoísmo e o Budismo.
Islamismo – A religião do Islão, é monoteísta e tem várias fracções, embora só duas são importantes:
O Islamismo Sunita e o Xiita. Os Sunitas são actualmente a maior fracção e seguem a Suna “Caminho da Vida” do profeta Maomé. Na história das religiões é a que mais rapidamente conseguiu adeptos, tendo-se propagado pela Ásia, África e Europa principalmente e, hoje, encontra-se espalhada por todo o Mundo. Os sunitas baseiam a sua religião no Alcorão e na Suna, sendo o Alcorão o seu livro sagrado e que é a palavra de Deus, revelada pelo profeta Maomé. A Suna é o caminho traçado pelo profeta. O Islão tem Meca, cidade da Arábia Saudita, com sagrada e dizem que todo o bom crente, tem obrigatoriamente de fazer uma peregrinação anual a Meca.
Os Xiitas, também chamados discípulos de Ali que é genro de Maomé, casado com a sua filha Fátima. Os Xiitas não aceitam os sunitas, porque dizem que só os verdadeiros descendentes do profeta, podem ser Imãs e ignoram todos os outros. Actualmente este ramo do Islão tem várias fracções entre elas encontram-se os Xiitas dos doze Imãs, os Ismaelitas e os Zaiditas. Todo o Islamismo é assente em cinco pilares que são: 1º - Recitar e aceitar o Crédito do Islão; 2º - Orar cinco vezes durante o dia; 3º - Pagar esmola; 4º - Observar o Jejum no Ramadão; 5º - Fazer peregrinação a Meca. Quero aqui salientar, que tanto o Islão, como a Judaísmo e o Cristianismo, têm como primeiro profeta Adão. Isto julgo eu, quer dizer que todas as actuais religiões monoteístas, tiveram o mesmo início. CONTINUA

Sem comentários:

Enviar um comentário