Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEUS E AS VÁRIAS TENDÊNCIAS RELIGIOSAS NO MUNDO. V PARTE

Trechos da Bíblia - Recados Para Hi5

~~~> Novas animações de Trechos da Biblia - Hi5Recados.com


O povo Asteca – Era um povo que vivia na região hoje chamada de México e, embora não tivessem propriamente dita uma religião, praticavam um culto politeísta e os deuses mais importantes, eram relacionados com o Sol e com a Agricultura. Faziam sacrifícios humanos ao deus Sol, pois acreditavam que o sangue humano derramado na terra é que fazia o Mundo girar. O seu principal deus “Quetzaecóatl” tinha a forma de uma serpente emplumada.Foi também encontrado nos templos astecas, o culto a um deus sem rosto, que não tinha qualquer representação em forma de ídolo, apenas no local das cerimónias havia uma torre. Este deus que os historiadores acreditam relacionar-se com o Deus dos nossos dias, era apelidado pelos astecas como “Aquele, graças a quem nós vivemos”.
O Povo Maia – O território Maia situava-se no local hoje conhecido por Honduras; Guatemala; El Salvador e Sul do México. Pouco se sabe da Religião Maia, mas tudo leva a crer que eram politeístas, embora os deuses Maias não eram entidades separadas, todos os deuses tinham origem num só, mas com cultos diferentes conforme a época do ano e ás situações que melhor se aplicava a esse deus. Esta cultura e cultos, foram absorvidos pelos Astecas.
O Povo Inca – Era um povo cujo território abrangia toda a costa da Amarica do Sul, banhada pelo Pacífico.(Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Argentina e Chile). Um um povo politeísta extremamente religioso e tinham como divindades principais, o Sol e a Lua. O deu Sol era o mais adorado e considerado deus masculino e acreditavam que o Rei era seu descendente directo. Também acreditavam no Bem e no Mal. O Bem representava a luz do Sol e a chuva que favorecia a agricultura e o Mal representava a seca e a guerra. O Povo Inca não fugia à regra de então e também fazia sacrifícios humanos para o bem da Terra e do Povo. Acreditavam na reencarnação e que os bons depois da sua morte. Iriam viver num local ao calor do Sol, enquanto os maus, iriam viver eternamente na Terra fria.
O Povo do antigo Egipto – Os antigos egípcios adoravam vários deuses aos quais atribuíam poderes super – humanos, com terem a capacidade de estar em vários locais ao mesmo tempo, assumindo várias formas e interferirem directamente na Natureza e na vida humana. Rá era o deus do Sol de quem o Faraó descendia. Assim, este também era considerado deus. Mas o maior culto era ao deus Osíris deus da vida alem morte, casado com a deusa Íris, deusa do amor de quem teve um filho Hórus, deus dos Céus. Há historiadores que acreditam haver aqui, uma conexão com a Santíssima Trindade do Cristianismo. (Julgo ser apenas ideias dos ateus).
Não podia acabar este vasto tema sem falar, ou apenas referir as antigas civilizações como os Persas; Os Cartagineses ou fenícios; Os Gregos e os Romanos. A antiga Persa tinha uma religião politeísta. O seu principal profeta foi Zaratustra que pregava a adoração dois deus principais, o deus do bem que se chamava Ormuz e era representado pelo fogo e o deus do mal, que se chamava Arimã e era representado por uma serpente. Actualmente os persas, hoje o irão, têm como religião o Islão. Os Cartagineses também eram politeístas, mas entre os vários deuses, destacava-se o deus Baal a quem faziam sacrifícios humanos, principalmente de crianças e, a deusa Tamit que era considerada a senhora de Cartago. Os gregos e os Romanos que cultivavam também o politeísmo. Um para cada coisa. A crença era muito parecida entre um povo e o outro, apenas diferenciava no nome dado aos vários deuses. Aqui apenas vou referir o mais importante que eles apelidavam de deus dos deuses. Na Grécia chamava-se ZEUS e em Roma JÚPITER O querer e não poder aqui apenas fez uma muito ligeira abordagem sobre este tema e nada mais.
Em termos de conclusão e, numa primeira análise quero acreditar que em todas as religiões, cultos e crenças, exista apenas um só Deus, embora em várias culturas, por haver vários cultos, leve a crer haver vários deuses. A mim parece-me não ser válido essa maneira de ver, pois em todas as culturas ditas politeístas, havia um Deus que era superior a todos os outros. O Deus dos deuses. Se olharmos apenas aos cultos, também na religião cristã, principalmente no catolicismo, isso se passa. O culto de vários santos e santas e principalmente à Virgem Maria que aparece com vários nomes, não pode ser confundido com o culto a Deus. Deus é único e ponto final. Os outros, embora se chamem deuses, não passam de simples santos.

1 comentário:

  1. Ola Carlos.
    Adorei. Simplesmente. Tudo o que seja cultura, história, tradiçoes, me fascina.
    Perco imenso tempo, do meu tempo livre, pesquisando, estudando, aprendendo. Porque sou da opinião (já anteriormente afirmada por um professor de História que tive), que a História nao é dado adquirido, mas que se vai fazendo história todos os dias.
    Gosto muito da história Egipcia, que acho que "devorei" em todas as vertentes, mas a História das civilizaçoes pré-colombianas, incas, maias, aztecas, por pouco divulgada, é muito fascinante, repleta de simbolismo e "mistérios" ainda hoje não explicados.
    Como posso, pessoalmente, expor a minha teoria de Deuses e de Deus (segundo escrituras e segundo o que acredito, todos nós somos Deuses), abstenho-me de me alongar por aqui.
    Só para te dar os meus parabéns pelo excelente Blog, que vou explorando aos poucos (como deves calcular, este tema de história, foi o primeiro a que me dirigi...)
    SAO ALVES

    ResponderEliminar