Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DEUS E AS VÁRIAS TENDÊNCIAS RELIGIOSAS NO MUNDO IV PARTE

Clique aqui para responder ou para ver mais recados e comentários...


ORTODOXIA – Têm as mesmas origens que o catolicismo, mas a partir do sétimo Concílio Ecuménico, deu-se a separação por divergências de ambas as partes. Os ortodoxos são os cristãos do Oriente e apenas aceitam como válido os sete primeiros concílios Ecuménicos, nos quais houve a participação de todas as Igrejas Cristãs. Os cinco Patriarcados. Os ortodoxos consideram-se os verdadeiros Cristãos, seguidores da doutrina de Cristo e criticam Roma, por esta ter, segundo eles, criado um conceito diferente do que é a vida e a missão da Igreja. Não reconhecem o Papa, Bispo de Roma, como chefe universal da Igreja. Acusam-no de actuar como senhor todo-poderoso de uma Igreja que não lhe pertence. Dizem que a Igreja Cristã na altura da separação, era composta por cinco patriarcados tradicionais e o Bispo de Roma era o Patriarcado do Ocidente “ Primeiro entre os seus iguais” e não superior ao ponto de querer chefiar a Igreja Universal. Consideram como único e insubstituível chefe da Igreja, Jesus Cristo e não o Bispo de Roma. Também não reconhecem o pecado original de Adão e Eva, como hereditário, uma vez que o pecado não é de Natureza como diz Roma, mas sim pessoal. Cada ser humano comete os seus pecados, não os herdam. Estas, no meio de outras mais, são a causa das divergências entre as duas Igrejas cristãs.
Protestantismo – Nasceu de dissidentes da Igreja Católica, motivada pelas reformas que certas igrejas, principalmente da Alemanha, liderada por Martinho Lutero, apoiado por vários nobres europeus, pretendiam que fossem feitas no Catolicismo. Com a recusa da Igreja em fazer tais reformas, os protestadores romperam com a Igreja e formaram o protestantismo. As principais divergências são motivadas pela interpretação da Bíblia no tocante à adoração dos Santos que segundo dizem não é um ensinamento Bíblico, assim como a veneração de Maria. Também discordam da confissão, dizendo que os pecados são perdoados directamente por Deus, sem qualquer mediador ou intermediário. O Homem não tem nada de confessar os seus pecados a outro homem, mas sim directamente a Deus. Quanto à salvação da alma, é entendida como um dom gratuito de Deus. O seguidor de Lutero mais conhecido foi João Calvino. Calvino era mais moderado do que Lutero, embora rejeitasse tudo que não pudesse ser justificado pelas Escrituras Sagradas.
Anglicanismo – A Igreja Anglicana é uma igreja estabelecida na Inglaterra e é mais um ramo dissidente do catolicismo. Esta separação deu-se por cerca de 1534 na altura que era rei de Inglaterra o soberano Henrique VIII e Clemente VII papa em Roma. O rei casado com Catarina de Aragão pediu ao papa a anulação do seu casamento para assim poder casar novamente com Ana Bolena, alegando que Catarina era estéril e não podia dar-lhe um herdeiro. Este pedido foi negado pelo Papa e como represália o Rei decretou a separação das igrejas, formando assim o Anglicanismo que tinha na figura do Rei o seu chefe supremo. Este rei acabou por se casar por seis vezes. Hoje o soberano Inglês, (Rainha Isabel II) ainda é o chefe supremo desta Igreja.
Testemunhas de Jeová - è mais uma comunidade que se assume como religião não – trinitária. Que quer dizer não reconhecer a Santíssima Trindade. Adoram exclusivamente Deus a quem chamam “JEOVÁ” e são seguidores de Jesus Cristo, tendo com base da sua doutrina, exclusivamente a Bíblia. Esta comunidade é conhecida pela sua grande persistência na evangelização de casa em casa e nas ruas.
Outras Igrejas – Para além das já faladas, ainda existem outros cultos, de menor importância em termos de número de crentes e dos quais, destaco os Adventistas, e entre estes, o mais importante talvez seja os Adventistas do sétimo dia. Este culto baseia-se na crença do Advento e aguardam como certo, a segunda vinda de Jesus à Terra. Dizem que a volta de Jesus será bem visível e gloriosa com o fim de aniquilar os pecadores e resgatar os justos. Guardam o sábado como dia santo que é dedicado ao descanso uma vez que Deus fez o Mundo em seis dias e no sétimo descansou.

Sem comentários:

Enviar um comentário