Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CONTO INFANTIL - O patinho Amarelo - PARA A MINHA NETA LIA

    
Numa quinta onde havia muitos animais grandes, como cavalos, vacas e ovelhas e que era guardada por um grande cão, havia também um pequeno patinho amarelo que andava sempre muito triste por não ter com quem brincar!
 Perguntava aos cavalos:
– Cavalinhos, eu sou pequenino, não tenho com quem brincar!... Querem brincar comigo? Os cavalos respondiam:
 - Não podemos patinho! Temos de trabalhar! Puxar o arado para lavrar a terra e levar a carroça com os legumes à feira, onde o nosso dono vai vender os produtos da quinta! Vai perguntar aos outros animais!
Perguntava às vacas:
 - Vaquinhas eu sou pequenino, não tenho com quem brincar! Querem brincar comigo? As vacas respondiam:
 - Não podemos patinho, temos de comer muita erva para dar bom leite para o nosso dono vender na cidade e fazer queijos e iogurtes! Vai procurar outros para brincar contigo!
O patinho coitado, andava triste com a cabeça baixa, pois ninguém queria brincar com ele.
 Chegou junto das ovelhas e perguntou:
 - Ovelhas querem brincar comigo? Mas estas também responderam:
 - Não podemos patinho, temos de comer muita erva fresca para dar boa lã para o nosso dono nos tosquiar e vender na cidade e nas fabricas onde fazem casaquinhos quentinhos para os meninos vestirem!
O patinho amarelo coitado, andava sempre de um lado para o outro, à procura de um companheiro para brincar!
De repente lembrou-se.
- Talvez o cão que está ali sempre deitado, não trabalha, queira brincar comigo! E cheio de esperanças abeirou-se do cão e perguntou:
- Cãozinho lindo queres brincar comigo? Eu sou pequenino não tenho com quem brincar?
 Mas nem o cão da quinta podia brincar com ele, dizendo:
 - Não posso patinho! Tenho de tomar conta da quinta para os ladrões não a roubarem e se vou brincar, o nosso dono ficará zangado!
 Os outros animais ao fim do dia, quando acabavam o trabalho passavam pelo patinho e cantavam:
 -O patinho amarelo é bonacheirão, anda, anda, anda sempre a olhar p´ro chão!
 Um dia, vendo o portão da quinta aberto, pois o dono da quinta tinha ido à cidade e o cão tinha ido beber água, saiu por ele e foi pelo caminho fora à procura de alguém com quem brincar!...
Andou, andou e chegou a uma pequena casa à beira de um lago. Cheio de coragem bateu à porta:
 - Truz! Truz, truz! Lá de dentro ouviu-se uma voz que perguntou:
- Quem é? O patinho amarelo cheio de coragem respondeu:
 - Sou o patinho amarelo que se sente sozinho e venho à procura de um amigo para brincar!
A porta abriu-se e apareceu um pequeno sapo verde e amarelo que disse:
 - Sejas bem-vindo à minha casa. Eu sou o sapo cocas e também estou sozinho! Assim já somos dois para brincar!
 Depois de muito brincarem, o patinho amarelo disse:
- Sabes amigo! A brincadeira está muito boa, mas se houvesse mais alguém para brincar connosco seria muito mais divertido!...
Então o sapo cocas lembrou-se que conhecia na floresta um amigo que não se importava de brincar com eles.
Assim, meteram-se a caminho pela floresta dentro e encontraram uma casa feita numa árvore.
Bateram à porta e ouviram um guincho vindo de dentro da casa. Uíc! Uíc.
 O patinho amarelo estava a ficar assustado, mas o sapo cocas sossegou-o dizendo:
 - Não tenhas medo! É apenas o malandro do meu amigo Chico. Vais ver que vais gostar dele!
 À porta da casa apareceu de um salto um pequeno macaquinho que disse:
- Viva! Eu sou o Chico chicão e gosto muito de brincar e os amigos do meu amigo, meus amigos são! Vamos brincar os três.
 - Mas só os três? Não tens mais nenhum amigo aqui perto?-Perguntou o patinho.
 -Tenho pois! Podemos ir buscar o senhor leitão que também gosta muito de brincar!
E lá foram.
 Junto a um rio encontraram uma casinha e o Chico Chicão bateu à porta e chamou senhor leitão! Senhor leitão! Lá de dentro ouviu-se uma voz:
 -Quem é? - Sou eu o Chico Chicão e venho com uns amigos para brincar?
 A porta abriu-se e apareceu o senhor leitão que disse:
 - Olá amigo Chico! Quem são os teus amigos? O Chico disse:
 - Este aqui ao lado é o sapo cocas que mora no lago e o outro é o patinho amarelo que vive na quinta! Viemos todos brincar contigo! -Muito bem disse o senhor leitão, mas esperem um momento que eu tenho uma surpresa.
 Entrou em casa e chamou:
 - Tedy, Tedy, vem cá! O Chico chicão olhou para o sapinho e para o patinho e disse muito admirado:
- Tedy? Quem é? Não conheço! O senhor leitão sempre viveu sozinho!...
Nesse momento apareceu à porta um ursinho que disse:
- Olá, eu sou o Tedy o ursinho polar e vim do Pólo norte onde vivo, para passar umas férias aqui com o meu amigo leitão!
- Muito bem! Disse o senhor leitão, apresentando os outros:
 - Ursinho, este que está ao teu lado é o Chico Chicão e vive na floresta; o outro é o sapo cocas que vive no lago e o último é o patinho amarelo que mora na quinta. Agora já somos cinco, já podemos brincar todos juntos. E lá foram brincar.
Brincaram à apanhada, à roda, brincaram com as borboletas, com os passarinhos, com as joaninhas, brincaram toda a tarde.
 A certa altura, o senhor leitão disse:
 - Bem amiguinhos, a brincadeira está muito boa, mas eu tenho de ir fazer o jantar! Brinca mais um bocado ursinho, mas não te demores que já se faz tarde!
 Assim, ficaram os quatro a brincar.
 Passado mais algum tempo, o ursinho disse:
- Olhem amigos, eu também tenho de me retirar. Sou convidado e é muito feio um convidado fazer o dono da casa esperar. Até amanhã; E saiu.
Ficaram apenas os três a brincar e foram a caminho da floresta onde vivia o macaquinho.
Quando chegaram junto às árvores e Chico viu que já estava a ficar escuro. O Sol já se estava a esconder no Horizonte. Então disse:
- Que pena, o dia está a acabar e eu tenho de ir para casa. Não posso chegar depois do meu pai, senão ele fica zangado. Até amanhãs amigos. Amanhã voltem para brincarmos outra vez!
O sapinho vendo que realmente a noite estava a chegar, disse:
- Bem patinho, eu também vou para casa e tu também tens que ir para a quinta. Já está a ficar escuro e não é bom anda à noite sozinho! Até amanhã patinho, dorme bem.
O patinho lá foi sozinho para a Quinta.
Quando chegou ao portão, estava lá o cão de guarda que disse:
 - Ora viva patinho! Onde estiveste o dia todo? Eu não te vi por cá!
 O patinho muito contente, respondeu:
- Fui brincar. Encontrei quatro amigos que brincaram comigo e estou muito feliz. Amanhã vou brincar outra vez!
 Nisto vinham do trabalho, os outros animais da quinta e ao verem o patinho começaram a cantar:
 - O patinho amarelo é bonacheirão, anda, anda, anda sempre a olhar p´ro chão!
O patinho muito feliz interrompeu a cantiga e disse:
 - Não! Já não é assim que se canta!
- Olá patinho disse o cavalo. Estás muito feliz! Então diz lá como se canta agora?
E o patinho começou a cantar:
 - O patinho amarelo é um amigão, a uma brincadeira nunca diz que não. O patinho amarelo é um amigão, a uma brincadeira nunca diz que não! E foi para a sua casinha muito contente. Dormiu muito bem e sonhou com os seus novos amiguinhos e com as brincadeiras. E assim viveu feliz para sempre.


Carlos Cebolo



1 comentário: