Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

GLOBALIZAÇÃO

Sabedoria - Recados Para Hi5

~~~> Novas animações de Sabedoria - Hi5Recados.com
O querer e não poder, seguindo a sua rota no deixar o pensamento fluir, vai hoje procurar dar uma ideia muito simples e básica do tema que mudou o Mundo. A GLOBALIZAÇÂO.
Há quem defina Globalização com”Um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações, impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio de tecnologia de informação”. Na minha maneira de ver as coisas, julgo que as empresas e os governos, num conceito básico, aqui não são necessários. Assim, considero mais acertado dizer que: - “Globalização é que, hoje, mais do que nunca, os seres humanos interagem directamente através das fronteiras, sem que isso envolva necessariamente as empresas e, ou os governos. Hoje em dia basta um clic na internet para qualquer um ver o que se está a passar do outro lado do Mundo. Basta um, clic para se adquirir o que quer que seja, seja lá onde a coisa pretendida se encontre. Tudo é oferecido e tudo é adquirido via internet e não é necessário sair do sofá da nossa sala. Isto fez com que a distância deixasse de existir. E isto é Globalização.
Já Thomas Friedman afirmou e afirma que globalização é “mais longe, mais rápido, mais barato e mais profundo”.
A Globalização não é só comércio. Embora o comércio nos primeiros tempos terá sido o grande beneficiado da globalização, ela hoje tem grande influência também no ambiente; na cultura; na política; no desenvolvimento geral dos países e povoações; Enfim, na prosperidade do ser humano.Com a globalização acabou o velho conceito da raça; da cor; da religião. Hoje, um ser humano não é visto como Europeu; Africano ou Asiático. Hoje, na era global, o ser humano é um cidadão do Mundo. Nos Estados Unidos da América, um cidadão, seja de que estado for, é um americano. Na Europa Unida também isto já se passa. Mas há-de chegar o momento, com a Globalização cada vez mais envolvente, que o ser humano será apenas visto como um habitante do planeta Terra, seja ele chamado de terrestre ou terráqueo. A migração deixará de ter sentido. Julgo ser este o grande objectivo da Globalização.
As Nações Unidas, foram criadas logo a seguir à segunda guerra Mundial, com o principal objectivo de se evitar nova guerra Mundial, mas não só! Também foi com o objectivo de aproximar os povos uns dos outros. A Europa que começou com a união económica entre a Bélgica e o Luxemburgo, hoje está quase na sua totalidade unida. E essa união ainda não é plena devido ao entrave das várias línguas faladas entre os povos que, com o tempo tem tendência também à unificação. A Globalização afecta toda a Humanidade em vários sectores: - Na maneira de viver e de ver as coisas; No comércio; Na indústria; Na justiça; Na política; Na cultura, Na comunicação; Enfim, em todas as áreas da sociedade.Com os meios de comunicação cada vez mais rápidos e eficientes, o fenómeno da Globalização mudou radicalmente a vida da humanidade no tempo e no espaço. O comércio não é uma invenção nova, pois desde que o homem começou a pensar, começou a fazer comércio. Mas com a Globalização, a troca directa de produtos deixou de fazer sentido e a distância também deixou de existir. Então o que nos falta para sermos iguais? Falta-nos sobretudo vontade política para acabar com as desigualdades entre os povos. Quando isto acontecer, a Globalização terá cumprido na íntegra o seu papel. Olhando para a Globalização como o fenómeno que pode melhorar o Mundo, fecho este tema com as palavras do homem que marcou a humanidade como secretário da O.N.U. Kofi Annan “ – só sabemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão e a permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do Mundo.”
Quero acreditar que seja na realidade este o grande objectivo da Globalização.

1 comentário:

  1. Creio que o termo mais acertado é: cidadãos do mundo....no entanto preocupa-me a competitividade desmesurada e nada saudavel á volta do fenomenomda globalização...sermos uma só nação implica objectivos cumuns..será que é essa a vontade de todos os povos?..veremos equidade entre os povos? ou a supremacio de uns sobre os outros permanecerá? (a titulo de exemplo o G 8)...ainda existe outra questão que me preocupa no efeito nefasto da globalização...as doenças, como a gripe A, a rapidez de disseminação não dá tempo para se testar adequadamente as vacinas..mas não, não sou anti glbalização, antes pelo contrario...sou é contra a supramacia de umas nações sobre as outras..e como diz o prof. Boaventura Sousa Santos, "nenhuma cultura é completa nem esgosta toda a verdade"

    ResponderEliminar