Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

domingo, 20 de março de 2011

O LAGO ENCANTADO - CONTO INFANTIL

         

   
O LAGO ENCANTADO

No país do faz de conta, onde o sonho acontece muitas vezes, dando alegria a quem nele vive, havia um casal com três filhos, dois rapazes e uma menina, que eram muito pobres.
 O pai trabalhava na floresta como lenhador e levava consigo os dois rapazes para o ajudarem no corte das árvores que depois vendiam na cidade. A mãe era lavadeira e lavava no rio, as roupas das pessoas ricas da cidade. A menina ficava em casa a arrumar a pobre mas muito limpa casinha que o seu pai fizera com a madeira das árvores que cortara na floresta e onde viviam todos juntos. Além de arrumar a casa, a menina também fazia o almoço e o jantar para toda a família.
 Num dia de primavera, a menina depois de fazer o almoço foi apanhar umas flores do campo, para dar mais alegria à casa. No campo, junto das flores começou a falar com elas dizendo: - Que lindas cores vocês têm, como devem ser felizes assim vestidas!...Quem me dera a mim poder ter um vestido assim tão belo!...Mas como somos pobres, o dinheiro mal chega para comprar comida, nunca o poderei ter.- E começou a chorar baixinho.
 Uma lagarta que estava ali perto, no meio das flores, ouviu a menina e disse:
 -Não fiques triste. Como és sempre muito boa para com todos os animais, pois és incapaz de matar uma simples formiguinha ou de maltratar uma pequena lagarta como eu, eu e os meus amigos vamos te ajudar.- E continuou:- Eu sou a lagarta da seda que vós humanos chamam de bicho da sede. Vou fazer muitos fios de seda e vou pedir à aranha que os teça para fazer um tecido lindo com as cores destas flores e assim já podes fazer o teu vestido.
A menina agradeceu e ficou à espera que tal milagre acontecesse. O tempo foi passando e a menina nunca mais viu a lagarta. Apenas via uma borboleta a esvoaçar de flor em flor.
 Quando já tinha perdido a esperança e ter pensado que tudo não tinha passado de um sonho, apareceu a borboleta que lhe disse:
- Como te prometi, o teu tecido está pronto. Vai ao lago da floresta e chama pelo beija-flor. Ele te indicará o caminho.
- A menina muito admirada perguntou:
- Mas quem és tu? Tu nunca me prometeste nada! Quem me prometeu foi a lagarta!
 A borboleta riu-se e disse:
- Pois foi minha amiga, a lagarta sou eu que me transformei em borboleta e tu, com o tecido que te oferecemos, também te podes transformar numa linda princesa.
 A menina cheia de esperanças foi até ao lago e chamou:
- Beija-flor! Beija-flor!...
 De repente, vindo do meio das flores, apareceu um bando de passarinhos que traziam preso pelos bicos, um lindo tecido com as cores de todas as flores da primavera.
 O beija-flor que vinha à frente disse:
 - Toma é teu. Não o leves para casa. Guarda-o aqui junto ao lago encantado e todos os dias virás cá para o costurar até o vestido ficar pronto. Pedimos apenas um pequeno segredo. Não contes a ninguém. Isto é um segredo que é só nosso. Lembra-te disto.
 A menina guardou o tecido e foi para casa muito contente e todos os dias, depois de arrumar a casa, ia ao lago costurar o seu vestido e era ajudada nesta tarefa por todos os animais da floresta.
 No dia em que o vestido ficou pronto, a menina vestiu-o e ficou linda como o mais lindo dia de primavera. Contente começou a dançar e sem reparar, os seus pés saíram do chão e ela voou pelas nuvens e foi poisar no jardim de um lindo palácio.
 O príncipe dono do palácio ao vê-la, apaixonou-se logo por ela e pediu que casasse com ele. Mas a menina antes de dizes que sim, contou a sua história ao príncipe e disse que a sua família era muito pobre e não a podia abandonar.
O príncipe que ouvia com muita atenção disse:
 - Não te preocupes. Eu sou muito rico e vivo neste palácio grande. Vamos buscar a tua família e todos viveremos aqui como uma família só.
 A menina disse que sim, mas também tinha de ir agradecer aos seus animais amigos.
 O príncipe foi com ela, montados num lindo cavalo branco. No local onde deveria estar o lago, não havia nada, apenas árvores. Dos animais nem rasto. A menina e o príncipe foram a casa de madeira e convidaram a família a ir viver para o palácio.
À noite no seu quarto, a menina estava triste e nisto viu uma borboleta que poisou no seu ombro e disse muito baixinho:
- Não fiques triste! O lago está lá e nós também. Lembra-te do que te disse o beija-flor? O lago é encantado e o segredo é apenas nosso, Só nós o podemos ver!
 E continuou:
 - Quando estiveres triste vai lá sozinha e verás que os teus amigos te receberão com alegria. Dorme bem querida amiga.
- E a borboleta desapareceu.
 A menina casou com o príncipe e tornou-se princesa e todos os dias a menina tirava um bocado do dia para ir ao lago encantado ver os seus amiguinhos. Assim, viveram todos muito felizes para sempre

Carlos Cebolo

Sem comentários:

Enviar um comentário