Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O GAFANHOTO VAIDOSO

        
      

O GAFANHOTO VAIDOSO

Num prado cheio de ervas e flores, havia muitos insetos lindos:
Borboletas de todas as cores, joaninhas vermelhas com pintas pretas, carochas, aranhas, grilos e muitos outros insetos lindos.
 No meio deles, estava um gafanhoto que era conhecido pelo saltitão, pois tinha a mania de estar sempre a saltar por todo o lado.
Saltitão sentia-se vaidoso, pois não havia no prado nenhum inseto que saltasse mais alto do que ele.
Sempre que estavam juntos, saltitão procurava logo uma maneira de mostrar as suas habilidades e dizia todo orgulhoso:
 - Olhem como eu salto! E como sou elegante a saltar! Será que há aqui alguém melhor e mais lindo do que eu?
A fada do prado farta de ouvir e ver a vaidade do saltitão, disse para os outros insetos:
 - Temos de dar uma lição ao vaidoso gafanhoto. Vou convocar todos os insetos para mostrarem as suas habilidades.
Num dia lindo de primavera, a fada chamou todos os insetos e disse:
 - Vou fazer um concurso para escolher o inseto mais útil do reino. Assim um de cada vez, todos vão fazer o melhor que souberem e no fim, todos juntos escolheremos o vencedor.
Todos concordaram e o saltitão vaidoso como sempre disse:
 - Um concurso? Eu ganho de certeza, ninguém salta mais alto do que eu!...
E começou o concurso.
 O primeiro concorrente foi a cigarra que começou a cantar e cantou tão bem que todos aplaudiram.
 Depois foi a vez da joaninha que começou a comer uma folha de planta e transformou-a num lindo pedaço de renda.
Todos os outros insetos fizeram as suas habilidades:
Uns cantando, outros dançando e outros construindo coisas lindas como o casulo da borboleta.
A aranha entre duas árvores, fez uma teia com os seus fios fininhos e mostrava a toda a gente a sua obra de arte.
Nisto apareceu o vaidoso gafanhoto a dar saltos e dizendo:
 - Eu sou sem dúvidas, o vencedor! Ninguém salta mais alto e com tanta agilidade como eu!
 O saltitão continuou a saltar cada vez mais alto e no último salto, bateu na teia da aranha e ficou preso nela. Muito aflito disse:
- Tirem-me daqui! Tirem-me daqui que eu estou preso!
 Os outros insetos começaram a rir e a numa voz só, disseram:
 - Então saltitão? Para que queres tu essas pernas longas? Salta agora!... Salta, anda!...
 Nesse momento, apareceu a abelha que disse:
 - Amigos, já estamos aqui há muito tempo. Antes da votação final, vamos fazer um lanche! E depois com a barriga cheia fazemos a votação!
Todos concordaram e seguiram a abelha.
Todos menos o saltitão que estava preso na teia da aranha!
Quando provaram o mel que a abelha lhes ofereceu, todos disseram:
 - Mas que belo alimento!...
Depois do lanche, a fada do prado perguntou:
Então abelha, tu não fazes nada? Não tens habilidade nenhuma?
A abelha muito calma respondeu:
A minha habilidade acabaram vós de a comer. Estes favos com mel foram feitos por mim como todos sabem. E isto é a minha habilidade. Fazer mel. E acrescentou:
- Aranha solta o gafanhoto para que ele coma também!
 A aranha soltou o gafanhoto que logo se lançou ao mel e comeu até se fartar, pois estava esfomeado.
No final, depois de muito pensarem, elegeram a abelha como a mais útil dos insetos.
A fada do prado disse:
 - Pois muito bem! Todos os insetos mal ou bem, sabem cantar, pular, dançar ou fazer renda, mas na realidade só a abelha sabe fazer um alimento tão bom. É sem dúvidas o inseto mais útil do nosso reino e o gafanhoto, o mais trapalhão.
O saltitão envergonhado, pediu desculpas e disse que nunca mais seria vaidoso.
A abelha foi proclamada rainha dos insetos e todos viveram felizes para sempre.

Carlos Cebolo

Sem comentários:

Enviar um comentário