Acerca de mim

A minha foto
Tudo o que quero e não posso, tudo o que posso mas não devo, tudo o que devo mas receio. Queria mudar o Mundo, acabar com a fome, com a tristeza, com a maldade.Promover o bem, a harmonia, intensificar o AMOR. Tudo o que quero mas não posso. Romper com o passado porque ele existe, acabar com o medo porque ele existe, promover o futuro que é incerto.Dar vivas ao AMOR. A frustração de querer e não poder!...Quando tudo parece mostrar que é possível fazer voar o sonho!...Quando o sonho se torna pesadelo!...O melhor é tapar os olhos e não ver; fechar os ouvidos e não ouvir;impedir o pensamento de fluir. Enfim; ser sensato e cair na realidade da vida, mas ficar com a agradável consciência que o sonho poderia ser maravilhoso!...

sexta-feira, 5 de março de 2010

O MEDO

bruxas - Recados Para Hi5


O querer e não poder, vai hoje abordar de uma forma sucinta como é seu apanágio, um tema que é muito comum na vida animal, principalmente no ser humano. O Medo. Na vida selvagem é muito comum a perseguição de um animal pelo seu predador. Embora há quem diga que estes animais irracionais não têm consciência, é evidente a situação de medo observado no animal, quando este se encontra na presença, ou proximidade do predador e esse medo, torna-se mesmo em pânico, na altura da perseguido, ao ponto da presa ficar insensível à dor causada por pequenos ferimentos e procurar escapar à morte a todo o custo. Aqui o medo é real, pois o animal sabe que se não fugir, vai ter a morte como certa. No ser humano, o medo manifesta-se muito cedo. A criança começa por ter medo do escuro, ter medo da solidão, procura constantemente a presença de um adulto para se sentir segura. Alem disto, há adultos que não têm consciência do mal que estão a fazer às crianças, quando os ameaçam com o bicho papão, com o velho do saco, com o polícia, enfim, com determinadas figuras que em nada ajudam no crescimento sadio da criança. Aqui faço um parêntese para contar um facto real. (Eu que sou polícia, agora aposentado, sabendo disto, quando andava na rua levava nos bolsos rebuçados. Quando me cruzava com uma senhora que trazia uma criança pela mão, contrariada por qualquer coisa, ao passar por mim dizia “Porta-te bem, não chores senão o polícia leva-te preso” Eu, de imediato aproximava-me da criança e dava-lhe um rebuçado ao mesmo tempo que lhe fazia uma festa na cabeça e dizia que o polícia era amigo. A mãe envergonhada pedia desculpas). Mas o mais importante é que tenha aprendido a lição. Não se educa uma criança incutindo-lhe medo. Na fase da adolescência, os medos são outros e frisando apenas alguns, sito: Medo dos pais quando uma nota escolar é menos boa; medo das almas do outro mundo; medo dos castigos; medo de perder os pais e de se sentir sozinha no Mundo e, o mais grave de todos, o medo de sofrer agressões físicas ou psicológicas por parte dos colegas. Este medo real tem o nome de bullying e por ser um tema muito sério, terá forçosamente um espaço próprio no Querer e não Poder. Tudo isto é medo real. Depois crescem, vão para a universidade ou para o mercado de trabalho e outros medos aparecem: medo de não ter trabalho ou de não conseguir um emprego estável; medos da situação económica, sobretudo se não são de famílias ricas; medo de constituir família, ter filhos e não os poder criar; medo de sair da segurança da casa paterna; enfim, outros medos reais dos quais muitos são transportados do passado recente e outros que surgem pelas expectativas de um futuro incerto.
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta e que desperta uma reacção do organismo que pode provocar vários estados como por exemplo: Ansiedade; Depressão; Pânico, Fobia. Na Ansiedade a adrenalina acumulada acelera o sistema cardíaco e pode causar entre outros os seguintes sintomas: alergias; dores nas costas; rigidez dos músculos, espasmos; falta de ar; náuseas, etc.…Na Depressão, a pessoa sente-se triste, melancólica, com sensação de vazio, sem prazer, etc.…. Aqui, o medo já é considerado uma doença e o doente necessita de tratamento.
O Pânico, que pode ser considerado como sendo um medo repentino descontrolado que pode provocar uma crise de ansiedade, de depressão e outras. Se o pânico for provocado por uma situação real, o medo causado desaparece com o controlo da situação que o causou. Mas se for provocado por uma situação que não expresse um perigo real, é considerado uma doença e. como tal, deve ser tratada por médicos. A Fobia é o medo apresentado principalmente em três situações: Medo de estar em lugares públicos e não poder sair sem ser visto (Agorafobia); medo de estar a ser observado por outros (Fobia Social) e medo de objectos, animais ou situações concretas (Fobia Simples). Em termos de fobias, elas são tantas que existe fobias iniciadas por todas as letras do nosso alfabeto. Embora a fobia seja considerada uma doença, aqui destaco duas, as mais comuns ou conhecidas do povo, que não estão associadas a doença, mas sim a puro preconceito e, ou ignorância. Falo da homofobia que é caracterizada pelo ódio ou discriminação contra os homossexuais e a Xenofobia que é caracterizada pelo ódio ou discriminação racial, cultural ou a um determinado grupo. Por tudo o que foi dito e o muito mais que ficou por se dizer, quero apenas lembrar que o medo é muito mais sério do que muita gente pensa e, deve ser devidamente combatido desde o seu início. Os adultos, principalmente os pais e avós, devem ter sempre presente que às crianças não se deve incutir medo, mas sim responsabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário